Era uma típica tarde de inverno em Londres, fria e acinzentada Ela preparava um chá inglês, com leite, no quarto do hotel, no Soho. Usava calça colada preta, uma blusa cinza listrada bem discreta e um terninho marrom escuro. Até Jennifer Lawrence começar a falar, você não imagina a tagarela (no melhor sentido da expressão), simpática e cheia de energia que ela é.
Há pouco tempo, ela era quase desconhecida dos tabloides e do público. Agora, aos 22 anos, se tornou uma das top atrizes teen de Hollywood. Está concorrendo ao Oscar este ano e confirmou o estrelato como a mutante Mística em X-Men: First Class, contracenando com o ator britânico Nicholas Hoult.
Nesta entrevista, ela conta tudo sobre a superprodução de Jogos Vorazes, onde interpreta Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que se transforma em heroína ao se oferecer como tributo no lugar de sua irmã Primrose (Willow Shield), numa espécie de Olimpíada do futuro, em que adolescentes de 12 a 18 anos lutam até a morte para proteger o seu estado. Como em toda história de amor, Katniss se vê dividia entre o amigo Gale (Liam Hemswoth) e o companheiro de luta Peeta (Josh Hutcherson).
Você era fã do livro [Jogos Vorazes] antes de ser escalada para o papel de Katniss?
Sim, muito. Mas eu não estava tão louca com a ideia do filme. Amo tanto os livros e estava preocupada que isso pudesse arruiná-los, porque a gente já viu alguns de nossos livros favoritos serem arruinados quando viram filmes, né? Mas toda a equipe de Jogos Vorazes é fã da história. Então, a gente estava bem determinado a passar tudo de forma verdadeira.
Como foi fazer as cenas de luta nas florestas fechadas da Carolina do Norte? Você precisou de treinamentos específicos?
Sim, tive de treinar corrida livre, arvorismo, escalada na pedra, combate corporal, arco e flecha, que eu amei.
Como você descreve a sua personagem, Katniss?
Ela é uma heroína não premeditada. Na verdade, ela é vulnerável e forçada a ser forte. Eu não acho que ela realmente entre na história como uma guerreira, apenas uma garota que ama sua família e é forçada a se tornar herói. Mas ela é fogo.
E você se identifica com ela?
Sim, no sentido de parecer forte, mas ter alma de garota. As pessoas me dizem que eu pareço super autoconfiante mas eu também sou bem insegura. Fazer filmes é uma experiência muito solitária, você está cercado por pessoas o tempo todo e, em seguida, todos se vão e você fica se sentindo meio só. A minha família sempre vem me visitar nas filmagens. São eles que me ajudam a lembrar quem eu sou e de onde eu venho. Nossa, isso que eu falei agora pareceu letra de música. [risos]
Qual era a atmosfera no set de Jogos Vorazes?
Era total como acampamento de verão, sabe? Palhaçada o tempo inteiro. Eu realmente não sei se vou dar conta de assistir ao filme sem rir, porque tudo vai me fazer lembrar as coisas que fazíamos no set. Teve uma vez em que morri de medo, quando o Josh colocou um boneco morto, um dos tributos, no meu banheiro e fechou a porta. Isso foi assustador. Mas no geral era tudo muito divertido. Todos muito simpáticos e patetas.
Como é trabalhar com o Liam Hemswoth?
Ele é simplesmente doce, tanto na tela, como na vida real... Ele é um querido e engraçado e meio que tudo o que você sonha sobre ele é isso mesmo.
Nossos leitoras querem saber se você escolheria Peeta ou Gale?
Isso vai dar polêmica, porque qualquer um dos dois vai me ligar e me fritar. Eu não sei, porque Gale é o melhor amigo, mas o Josh [Peeta] é tão doce. Eu acho que fico em cima do muro.
O que você achou dos figurinos do filme?
Oh meu Deus, os cenários e os figurinos foram inacreditáveis... Agora, eu não achava que isso ia acontecer, mas eu estava cansadérrima, porque no começo nós filmamos as cenas de luta e era a mesma roupa todos os dias, calça cargo e camiseta... Eu não via a hora de colocar um vestido, um batom ou algo assim.
O que mudou na sua vida agora que você e membro da Academia de Artes de Hollywood?
Ah, agora eu estou muito mais requisitada, mais ou menos todo mundo tem aquele pensamento tipo: “Você já assistiu aquele tal filme? Pra qual você vai votar?”
E já existem planos para os outros filmes da trilogia, como Em Chamas que estreia esse ano?
Nós somos um time tipo com foco no presente, cruzando os dedos, porque estamos muito orgulhosos de Jogos Vorazes. Meu único pedido é que as próximas filmagens tenham menos cenas de corrida, porque eu não aguentava mais correr [risos].
fonte: revista atrevida